senior gay

Governo aciona Forças Armadas, e Federais para manter CNU no Rio Grande do Sul em meio a catástrofes naturais

O governo acionou Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para auxiliar a locomoção de candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado “Enem dos Concursos”, após decisão de manter a realização das provas em todo país, incluindo o estado gaúcho inundado por água devido às fortes chuvas e cheias.

As provas serão aplicadas neste domingo (05/05/2024).

A ministra de Gestão, Esther Dweck, vai se reunir nesta sexta-feira (03/05) com as equipes das forças de segurança para detalhar as prioridades e pontos de realização das provas no Rio Grande do Sul.

O governo reconhece o risco de judicialização, de candidatos inconformados com a decisão das provas serem mantidas.

O Ministério de Gestão, inicialmente, queria cancelar a realização das provas, devido às condições de difícil acesso e circulação no estado gaúcho. Mas foi aconselhado juridicamente que qualquer decisão poderia sofrer muitas contestações na justiça, e que o edital do concurso não prevê a realização de duas provas.

A opção foi manter o concurso e garantir a participação do maior número de pessoas. Há 2 milhões de inscritos, sendo 80 mil do Rio Grande do Sul.

Há relatos de pessoas que largaram emprego para estudar; muitas aguardam o concurso há anos ou até já se programaram para viajar para outras cidades onde farão as provas.

O governo ainda avalia medidas compensatórias aos candidatos gaúchos; vai anunciar, por exemplo, o novo CNU que será aplicado em 2025 em todo país, e também vai facilitar o reembolso para quem se inscreveu para fazer as provas neste ano no Rio Grande do Sul.

 

Governo fala em reembolso aos candidatos

Para participar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), os candidatos desembolsaram uma taxa de inscrição de R$ 90 para candidatos de nível superior e de R$ 60 para os de nível médio. Tiveram isenção os participantes que se enquadravam nas condições estabelecidas no edital. O CPNU prevê duas possibilidades para devolução do valor pago pela taxa de inscrição: falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade por ausência de luz natural e desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de realização das provas.

Caso o candidato se prejudique por alguma dessas situações, ele precisará enviar uma solicitação de reembolso por meio da Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR. O pedido pode ser feito até o dia 10/05 – cinco dias úteis após a realização do exame. A instituição analisará as solicitações e encaminhará para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo concurso, fazer a devolução.

*Informações do site CNN Brasil

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts