Nesta quinta-feira (02/03/2023), durante a conversa com o presidente ucraniano, o petista destacou a importância de os países do G-20 —que reúne as maiores economias do mundo— começarem a pensar em como ajudar no fim do conflito promovido pela Rússia no leste europeu.
O que ocorreu na conversa?
- Zelensky lembrou que Lula já esteve em seu país por duas vezes, e convidou Lula para uma visita a Kiev. O petista manifestou disposição em atender o convite, segundo o Palácio do Planalto.
- Lula ressaltou que “o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia”. Citou conversas com líderes da França, Alemanha e EUA nesse sentido e sua disposição de falar igualmente com China e Rússia.
- “É urgente que nações que não estejam envolvidas na guerra assumam o papel de encaminhar negociações para o restabelecimento da harmonia entre Rússia e Ucrânia”, afirmou Lula a Volodymyr Zelensky.
- A criação de uma força-tarefa internacional para negociar a paz tem sido uma das bandeiras de Lula no cenário externo; o grupo tem sido chamado de “clube da paz”. O ucraniano apresentou queixas sobre questões humanitárias provocadas pela guerra e destacou a importância do Brasil como mediador.
O que Lula disse sobre a reunião?
“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.”, disse ele em um post.
Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, @ZelenskyyUa. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.
— Lula (@LulaOficial) March 2, 2023
O que Zelensky disse sobre a conversa?
“Telefonei para o presidente Lula. Obrigado por apoiar nossa resolução nas Nações Unidas. Destacamos a importância de defender o princípio da soberania e integridade territorial dos Estados. Também discutimos os esforços diplomáticos para trazer a paz de volta à :ucrânia: e ao mundo.”, disse Zelensky.
I had a phone call with President of 🇧🇷 @LulaOficial. Thanked for supporting our @UN resolution. We highlighted importance of upholding the principle of sovereignty & territorial integrity of states. We also discussed diplomatic efforts to bring peace back to 🇺🇦 and the world.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 2, 2023
*Informações do Portal UOL Notícias
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)