Empolgada com os bons resultados do Campeonato Paulista nos últimos dois anos, a Record decidiu lutar para ter mais futebol na sua grade. A emissora de Edir Macedo fez proposta pelos direitos de transmissão da Eurocopa de 2024 e 2028, em concorrência finalizada no fim de maio. Globo, SBT e ESPN também estão na disputa. O resultado sairá ainda neste mês.
Segundo informações de Gabriel Vaquero, do site Notícias da TV, divulgada nesta terça (13/06/2023), toda a articulação foi feita por Antonio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo, com apoio da área comercial, que celebrou um crescimento de arrecadação do Paulistão em 2023 em relação ao ano passado. A proposta foi entregue no último dia 22.
A entrada da Record na disputa foi considerada uma surpresa pela CAA Eleven, agência que negocia os torneios de seleções da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol).
A Record luta apenas pelos direitos de TV aberta do torneio, assim como o SBT. A proposta da Globo engloba também plataformas pagas, como TV por assinatura e streaming. No mesmo molde da Globo, a Disney está na jogada para fortalecer a ESPN e o Star+.
O Paulistão 2023 na Record marcou média de 11 pontos na Grande São Paulo e liderou com frequência nos confrontos com a Globo nas tardes de domingo. Além disso, a Record conseguiu atrair grandes marcas, como a operadora Claro, a franquia de fast food McDonald’s e o banco Itaú.
São empresas que não costumam comprar espaços na programação da emissora. O reality show A Grande Conquista, por exemplo, tem encontrado dificuldades para achar anunciantes de alto nível. A Record percebeu que futebol dá ibope e dinheiro.
Algo que pode ajudar a Record na guerra é seu histórico. A emissora exibiu a Eurocopa em 2004 e 2008 e conseguiu bons índices de audiência na ocasião, também vencendo a Globo em jogos de mata-mata. A iniciativa ajudou a popularizar o futebol europeu no Brasil.
A Eurocopa 2024 vai acontecer na Alemanha entre 14 de junho e 14 de julho do ano que vem. A edição 2020 (disputada em 2021 por causa da pandemia de Covid-19) foi um sucesso na TV brasileira, com Globo e SporTV batendo recordes de audiência.
Já a Disney tem uma carta na manga: o fato de ter comprado os direitos em países vizinhos. No último dia 24, a empresa do Mickey Mouse foi declarada vencedora na disputa para mostrar a Eurocopa em toda a América Latina e no Caribe. Espera-se que o mesmo aconteça no Brasil.
A Globo, por sua vez, pretende manter um evento que foi muito importante em um período difícil. A Eurocopa conseguiu segurar os números do SporTV logo após a líder de audiência ter perdido os direitos da Libertadores na TV por assinatura, em uma rescisão de contrato para reduzir custos.
Já o SBT pretende virar a “casa do futebol europeu” na TV aberta. A emissora de Silvio Santos tem os direitos da Champions League, da Europa League, da Conference League e da Supercopa da Europa até 2024. A proposta pela Eurocopa foi considerada “boa” nos bastidores.
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