Charles III foi oficialmente proclamado o novo monarca do Reino Unido neste sábado (10/09/2022), abrindo uma nova era na história de um país que se prepara para se despedir de Elizabeth II, sua guia e símbolo de estabilidade por sete décadas.
Em uma cerimônia solene televisionada do Palácio de Saint-James em Londres, na presença de seu herdeiro William, da rainha consorte Camilla, da primeira-ministra Liz Truss e seus antecessores vivos, o Conselho da Ascensão assinou e anunciou a proclamação do novo rei.
Segundo informações divulgadas pelas redes sociais da coroa, o próprio rei pediu para que a cerimônia de assinatura fosse televisionada.
The King personally asked for television cameras to be allowed in the Accession Council.
King Charles III starts his reign as he means to go on.
A new transparent monarchy for a modern age. pic.twitter.com/8gMXYNW8un
— Charlie Proctor (@MonarchyUK) September 10, 2022
“O príncipe Charles Philip Arthur George se torna agora, pela morte de nossa soberana de feliz memória, o nosso rei Charles III. Deus salve o rei!”, proclamou o conselho antes que o próprio monarca fosse chamado à sala.
“O reinado da minha mãe foi inigualável pela sua duração, dedicação e devoção. Estou profundamente consciente desta grande herança e dos deveres e pesadas responsabilidades da soberania, que agora me são transmitidos”, declarou o novo monarca.
Seguindo um protocolo rígido, o filho de 73 anos da falecida rainha se instala lentamente como chefe de Estado e nos corações do povo britânico.
No seu primeiro discurso televisionado como Charles III, o novo monarca elogiou na sexta-feira a sua “amada mãe”, uma “modelo” e uma “inspiração” sempre “ao serviço do povo”.
O eterno príncipe de Gales sucedeu automaticamente a Elizabeth II na quinta-feira (8/9), após sua morte aos 96 anos em seu castelo escocês de Balmoral depois de sete décadas de reinado.
Durante uma missa na sexta-feira (09/09) na catedral de St Paul, em Londres, o hino britânico foi cantado com uma letra modificada, “God save the King”, pela primeira vez em 70 anos.
Após a cerimônia, a proclamação foi lida ao público de uma varanda do palácio Saint-James e em outros pontos de referência em Londres.
À tarde, Charles III voltará a receber Truss e os principais membros do seu executivo, recentemente nomeados na terça-feira (06/09).
*Informações do site Correio Braziliense
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)