O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, desembarca, nesta segunda-feira (17/04/2023), em Brasília. O diplomata participará de uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. Posteriormente, Lavrov deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre as pautas que serão abordadas pelos ministros estão a parceria estratégica brasileiro-russa, estabelecida há mais de 20 anos, e as perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, como comércio, educação e meio ambiente. O fornecimento de fertilizantes também deverá ser debatido pelos políticos.
Outro tópico que fará parte da reunião é a guerra na Ucrânia, uma vez que o Brasil vem defendendo o diálogo e a cessação imediata de hostilidades. No último domingo (16/04), por exemplo, Lula propôs a criação de um grupo de países, semelhante ao G20, para mediar as negociações de paz entre Moscou e Kiev.
O petista, no entanto, criou tensões com os Estados Unidos ao dizer que o Ocidente vem prolongando a guerra com o envio de armas à Ucrânia. Entidades ucranianas também se manifestaram sobre a declaração, pedindo que o “governo brasileiro não traia as esperanças dos mais de 600 mil brasileiros de origem ucraniana”.
“É positivo que o Brasil busque e interceda pela paz, mas o único que tem autoridade para falar sobre as condições da paz e sobre a integridade do seu território é o povo ucraniano e seu governo”, disse Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira. Ele informou que o Brasil já recebeu um plano com 10 pontos para alcançar a paz na Ucrânia, o qual deve ser reforçado na reunião com Lavrov.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)