O Exército Brasileiro elegeu na última sexta-feira (25/11/2022) o modelo de viatura blindada de combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 que utilizará nos próximos anos: o Centauro 2. Fabricado pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara (CIO), o modelo é caça-tanques, com canhão 120 mm de longo alcance.
O extrato de licitação, – resumo dos elementos jurídicos do contrato – foi publicado na segunda-feira (28/11/2022) no Diário Oficial da União. A lista foi elaborada pela Diretoria de Material do Comando Logístico do Exército. A empresa escolhida será convidada para cerimônia no Quartel General do Exército, em Brasília.
Passado o processo de licitação, o Exército pretende assinar contrato para adquirir 98 veículos do modelo na próxima segunda-feira dia 05 de dezembro. O custo será de € 900 milhões (aproximadamente R$ 5 bilhões).
Segundo a Iveco-Oto Melara, o Centauro 2 representa uma nova etapa na evolução do veículo blindado Centauro 1 105 mm/120 mm, o primeiro veículo antitanque com rodas 8×8 do mundo e canhão de alta pressão.
Depois da assinatura do contrato, a produção destes veículos devem ocorrer na fábrica da Iveco no Brasil, localizada na cidade de Sete Lagoas (MG), onde já são produzidos os blindados de combate VBTP-MR 400 Guarani 6×6. Confiram as ordens dos 3 finalistas do novo blindado e as ordens deles:
1 – Centauro 2 da Iveco, empresa da Itália.
2 – LAV 700 da General Dynamics, empresa do Canadá
3 – ST1 da Norinco, empresa da China.
*Informações do site Poder360, e do site Defesa Aérea e Naval.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)
1 comment