Siga nossas redes

Entretenimento

Cena Investigada convida para o lançamento do vídeo documentário sobre o processo de investigação e construção dos elementos da cena

Published

on

O projeto Cena Investigada é uma produção do ator diretor Luiz Buranga que há tempos vem se debruçando sobre o trabalho do ator na construção da cena através da narrativa do espetáculo solo. 

No próximo domingo (20), acontece a exibição do vídeo documentário Cena Investigada. A obra é uma iniciativa do projeto de pesquisa do ator diretor Luiz Buranga e tem o objetivo de convidar o público e profissionais das artes para uma imersão nesta produção que é resultado do processo de investigação, criação e construção dos elementos cênicos visuais para a montagem da obra teatral Vizinhos do Mar.

O projeto de pesquisa Cena Investigada é base para construção do solo Vizinhos do Mar, uma produção do ator e diretor Luiz Buranga livremente inspirado no conto Mar Me Quer, do autor moçambicano Mia Couto.

O estudo tem como propósito ainda convidar a sociedade, profissionais, estudantes e pesquisadores da cena teatral para imergir no universo da investigação dos processos de  criação cênica: construção da personagem, visagismo, cenografia, figurino e luz a partir das vivências da comunidade pesqueira entrevistando e coletando histórias de pescadores sobre suas crenças e seus costumes, condição de trabalho  com o pensamento de corporificar a dramaturgia em imagens da obra do escritor moçambicano. Ao final do projeto, baseado em todos esses elementos, o material ficará disponibilizado para estudos futuros e práticas artísticas.

De acordo com o idealizador, este projeto é importante pois trata de “uma pesquisa que tem como base a investigação para a construção do espetáculo onde evidenciamos  todo o processo da construção da cena, partindo da  criação e decomposição do texto para a  pesquisa de campo com entrevistas, escolhas de materiais, texturas, cores que farão parte da visualidade cênica do espetáculo”, disse o autor do projeto, Luiz Buranga.

Cena Investigada convida estudantes de teatro, a comunidade artística e o público em geral que tenha interesse em aprender e conhecer desde processos iniciais à construção cênica. A exibição de lançamento do vídeo documentário Cena Investigada será às 20h, no canal do ator diretor Luiz Buranga, no Youtube.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Serviço 

O quê? Vídeo documentário: processo de investigação e construção dos elementos cênicos visuais do espetáculo solo Vizinhos do mar.

Quando? estreia em 20/02/2022

Que horas? 20h

Onde? Canal do youtube do ator Luiz Buranga

Informações? @burangaator

Texto: Scila Brito – ASCOM

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas