O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou Tel Aviv nesta terça-feira (24/10/2023) e teve encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Isaac Herzog. O líder francês declarou apoio ao país e pediu “coalizão internacional” contra o grupo extremista Hamas.
“Vocês não estão sozinhos”, disse Macron em coletiva de imprensa conjunta com Netanyahu. Ele declarou que o terrorismo é “o inimigo comum” entre Israel e França. Até o momento, 30 franceses morreram no conflito.
“Proponho que a coalizão contra o Estado Islâmico também lute contra o Hamas. A França está pronta para que a coalizão internacional contra o Daesh [outro nome dado ao EI], em que participamos de operações no Iraque e na Síria, também combata o Hamas”, disse Macron.
O europeu disse que “a prioridade — a sua prioridade, mas também a de todas as democracias e da França — é derrotar esses grupos terroristas com vocês”.
Macron ainda fez um alerta para que o Hezbollah, grupo fundamentalista que apoia o Hamas e tem acirrado as tensões na fronteira entre Israel e Líbano, “e outros regimes não façam parte do que está acontecendo”.
O presidente francês também pediu uma solução pacífica para o conflito e afirmou que o lado palestino tem direito ao seu próprio estado. Segundo ele, a estabilidade no Oriente Médio depende de Israel permitir “uma abordagem política ao conflito com os palestinos”.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)