Com a possível saída do ex-vice-governador e deputado federal eleito, João Leão, da presidência estadual do PP, os favoritos na briga pelo posto são os deputados federais Mário Negromonte Júnior e Ronaldo Carletto.
Leão já afirmou que não deve permanecer no cargo e ainda ressaltou que acha importância a alternância de nomes no comando da legenda. Um interlocutor do PP baiano, que preferiu não se identificar, afirmou que Mario Negromonte tem bom trânsito entre os colegas de partido, até os que defendem a volta da sigla para a base do governador Jerônimo Rodrigues.
O mesmo interlocutor ressaltou que Ronaldo Carletto tem boa relação com o líder do PT no Senado, Jaques Wagner, e com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que facilitaria ser escolhido como presidente do PP baiano. O grande poder de articulação também foi apontado como ponto favorável de Carletto.
“Acho que são bons nomes, cada um com suas peculiaridades, com seus estilos. O partido deve se reunir para analisar a possibilidade de saída de Leão e só aí pensar em outros nomes para a presidência. Acho que teremos essa conversa mais adiante, atlvez em março. Ainda está cedo, tem muita água para rolar por aí”, analisou.