A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior do tipo na Europa, pegou fogo na noite de hoje dia 03 (manhã de sexta-feira 04 de Março, horário local na Ucrânia), após um ataque de militares russos, segundo informação divulgada pelo prefeito de Energodar, Dmytro Orlov. Um porta-voz da usina também confirmou o relato de incêndio à agência de notícias AFP. De acordo com o prefeito, houve vítimas no confronto, mas ainda não se sabe o número exato.
“Há mais de uma hora que duram combates ferozes nas proximidades da central nuclear de Zaporizhzhya. Nossos Guardas Nacionais mantêm a defesa. Sabe-se sobre as vítimas, mas o número exato e as circunstâncias ainda não podem ser nomeados”, disse Dmytro Kuleba, em seu perfil no Twitter.
Russian army is firing from all sides upon Zaporizhzhia NPP, the largest nuclear power plant in Europe. Fire has already broke out. If it blows up, it will be 10 times larger than Chornobyl! Russians must IMMEDIATELY cease the fire, allow firefighters, establish a security zone!
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 4, 2022
No Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reagiu à invasão dos militares dizendo que se a usina explodir “será dez vezes maior que Chernobyl”. O ministro referia-se àquele que é considerado o maior acidente nuclear da história, ocorrido em Chernobyl, em 1986. Na ocasião, houve a explosão de um reator espalhando radiação em uma parte da Europa.
“O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será dez vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir a entrada dos bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!”
A Rússia invadiu a região localizada no sudoeste da Ucrânia no início da tarde desta quinta-feira —o avanço foi confirmado pelo Serviço de Informações Ucraniano. A ação acontece oito dias após o início dos conflitos entre os dois países.
“Os invasores já dispararam contra o posto de controle e estão usando blindados contra a população civil. Moradores de Energodar, deixem as ruas bloqueadas! Não tenha medo!”, disse um comunicado do governo da Ucrânia por meio do aplicativo de mensagens Telegram.
Mais tarde, já durante a noite, o prefeito Dmytro Orlov afirmou que “uma coluna de militares russos” estava a caminho da usina.
Nas redes sociais, uma câmera de segurança instalada no local transmitiu ao vivo, no YouTube, imagens do confronto entre as tropas. Muitos disparos foram observados.
OK friends, this is Enerhodar, a small town in the Zaporizhzhian region which houses the largest nuclear plant in Europe. The video is from the Telegram channel of the town's mayor: https://t.co/qp67xfZVRF
We are fucked. And by us I mean planet Earth. pic.twitter.com/c3mt7bdctZ— Dr Sasha Dovzhyk (@sasha_weirdsley) March 3, 2022
*Informações do site UOL Notícias
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)