Um porta-voz do presidente Volodímir Zelensky disse hoje (25/02/2022) que a Ucrânia aceitou a proposta do presidente russo, Vladimir Putin, para abrir as negociações de um cessar-fogo. Os dois países agora discutem local e o horário do encontro, segundo o funcionário.
Tenho que refutar as alegações de que nos recusamos a negociar. A Ucrânia estava e está pronta para falar sobre cessar-fogo e paz – essa é nossa posição constante. Respondemos de acordo com a proposta do presidente da Rússia [Vladimir Putin].
“Quanto mais cedo as negociações começarem, mais chances haverá de restaurar a vida normal”, acrescentou Nikiforov.
Zelensky pediu ao primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, para acolher e mediar as negociações entre Ucrânia e Rússia, segundo o embaixador ucraniano em Israel disse para a CNN dos Estados Unidos.
“Nosso presidente acredita que Israel é o único Estado democrático que tem grandes relações tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia e isso poderia ser usado para facilitar essas negociações”, disse Yevgen Korniychuk.
O pedido de Zelensky ainda não foi respondido publicamento, mas Korniychuk disse que Israel “nem concorda ou nega, estão considerando e isso é um sinal positivo”.
Enquanto isso, a Hungria manifestou sua disponibilidade para ser uma plataforma de negociações entre os países em conflito, segundo um representante do governo húngaro. A informação é da emissora ucraniana Nexta.
*Informações do site UOL Notícias
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)