O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, disse na quarta-feira (05/01/2022) que pediu ajuda à Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, na sigla em inglês) para enfrentar a agressão terrorista.
A CSTO nasceu em 1992 com o objetivo de “fortalecer a paz, a segurança e a sustentabilidade internacional e regional, a proteção da independência em bases coletivas, a integridade territorial e a soberania de seus Estados membros”.
Ela é formada por seis países: Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão.
De acordo com o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan, que conversou por telefone com Tokayev, o presidente cazaque iniciou consultas aos líderes dos países do CSTO sobre a situação no Cazaquistão.
“As agências de assuntos internos estão atualmente tomando todas as medidas necessárias para evitar que a escalada da violência cresça”, disse o Ministério do Interior do Cazaquistão em um comunicado.
Em seguida, a pasta ressaltou que “organizadores de distúrbios, que violaram a lei, estão sendo responsabilizados de acordo com a lei criminal e administrativa”.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)