Ministro das Comunicações, Fábio Faria afirma que “5G chegará em todas as capitais até julho de 2022”

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta terça-feira (14/09/2021) que a internet 5G chegará em todas as capitais brasileiras até julho de 2022. Segundo ele, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está em processo final de votação do edital, após aprovação no Tribunal de Contas da União (TCU). A declaração foi feita na abertura do Painel Telebrasil 2021.

“Esse vai ser o maior leilão já realizado pela Anatel. Serão quatro faixas de 700 MHz, 2.3 GHZ de 3.5 GHZ e a de 26 GHZ. O valor estimado até agora é de 54 bilhões de reais e a grande notícia para os brasileiros é que teremos um leilão não arrecadatório”, disse o ministro.

Segundo o Portal SBT News, Faria destacou a importância do leilão ter o caráter “não arrecadatório”, o que, segundo o Ministério das Comunicações, significa que todas as verbas levantadas serão investidas em infraestrutura de comunicação e aprimoramento da conectividade em áreas carentes.

“O 5G chegará em todas as capitais até julho de 22, chegando progressivamente a todos os municípios. Nós temos mais de 8.000 localidades no interior com 4G ou 5G ou 5G standalone. Todas as rodovias federais com 4G ou superior. Nós iremos levar a internet para 48 mil km de rodovias”, afirmou Faria.

O leilão de radiofrequências da tecnologia 5G no Brasil tinha previsão inicial de acontecer no primeiro trimestre de 2020. No entanto, a votação do texto do edital de implementação foi adiada após um pedido de vistas do conselho da Anatel na 2ª feira (13.set). Com a medida, o início do leilão pode demorar mais a sair.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também falou no Painel. “O relatório da economia digital 2019 da Conferência das Nações Unidas para o comércio e o desenvolvimento alertou para a contra-intuitiva relação entre a evolução tecnológica e o aumento da desigualdade. Isso acontece na medida em que aumenta a distância entre os países que têm ou não acesso às novas tecnologias e a capacidade de se inserirem na economia digital”, disse o senador.

“Nós brasileiros estamos diante de um duplo desafio, por um lado corremos para não distanciarmos desses países líderes, por outro lado lutamos para promover a máxima inclusão digital de nossa população”, acrescentou.

Sigam as redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *