A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre conflito em Israel termina sem declaração final. O encontro a portas fechadas foi presidido pelo Brasil na tarde deste domingo (08/10/2023) em Nova York, nos Estados Unidos.
A previsão era de que não haveria consenso entre os embaixadores sobre as medidas que a organização deveria tomar neste momento. O grupo poderá se reunir mais vezes se os membros-integrantes pedirem.
No entanto, o embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, explicou que o intuito maior da reunião era, na verdade, expor a situação atual de Israel aos integrantes do Conselho de Segurança.
A situação foi relatada por videochamada por um enviado especial da ONU a Israel.
Esse enviado é um norueguês que participou do acordo de Oslo — firmado entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina, na Noruega e com mediação dos Estados Unidos.
Após os relatos, cada país do Conselho expressou sua opinião sobre o conflito. Questionados, os embaixadores disseram que não podem falar sobre as posições dos outros integrantes.
O encontro, que durou duas horas, foi convocado pelo Brasil porque, atualmente, o país ocupa a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU. Os brasileiros tentam se colocar como país mediador, conseguindo conversar com todos os países.
*Informações do site CNN Brasil
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)