A repórter da Rede Globo, Delis Ortiz foi agredida nesta terça-feira (30/05/2023) com um soco no peito durante uma confusão após entrevista coletiva do ditador venezuelano Nicolás Maduro, em Brasília.
O ditador veio ao Brasil para reunião da União das Nações Sulamericanas (Unasul), que ocorreu nesta terça-feira.
A recepção surpresa no Planalto na segunda-feira (29/05) gerou controvérsia, em especial a declaração do presidente Lula (PT) banalizando denúncias sobre violações de direitos humanos na Venezuela como se fossem “narrativas“.
A confusão começou durante uma entrevista de Nicolás Maduro. Os seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. No empurra-empurra, um segurança a serviço do GSI deu um soco no peito da repórter Delis Ortiz.
Ontem (29/05), a repórter Delis Ortiz perguntou a Lula e Maduro qual é o tamanho atual da dívida da Venezuela, crescente porque também deixou de pagar outros fornecedores brasileiros nesse período.
Outros jornalistas também foram agredidos durante a confusão.
A TV Globo afirmou que repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza com a repórter Delis Ortiz e aguarda as providências a serem tomadas pelo Palácio do Planalto para a punição dos responsáveis e para evitar que episódios como este se repitam.
O Itamaraty também lamentou o fato.
“O Ministério das Relações Exteriores lamenta o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul. Providências serão tomadas para apurar responsabilidades”, disse a pasta em nota.
Confiram o momento da confusão:
Confiram o momento em que a repórter da Rede Globo, Delis Ortiz foi agredida em Brasília nesta terça-feira (30/05) com um soco no peito durante uma confusão na coletiva de imprensa do ditador venezuelano Nicolás Maduro. pic.twitter.com/1FXliy8xF7
— Sessão de Notícias (@sessaonoticias) May 30, 2023
*Informações do site Maurílio Júnior e Portal G1
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)