O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, já está no balneário de Sharm el-Sheikh, no Egito, onde participará como convidado da Conferência do Clima, a COP 27. Nesta terça-feira (15/11/2022), Lula deve falar por telefone com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, conhecido como general Sisi. Ele comanda o país desde 2014.
O petista fará a ligação do próprio hotel, o resort 5 estrelas Rixos, com vista para o golfo de Aqba, rico em recife de corais e point de mergulhadores de todo o mundo.
Lula deve receber pessoalmente no hotel a ex-ministra Marina Silva, que já está há alguns dias na cidade. Está prevista também uma reunião bilateral com Frans Timmermans, primeiro vice-presidente da Comissão Europeia e encarregado dos temas de sustentabilidade e clima do bloco.
Além de Janja da Silva, mulher do presidente eleito, um convidado muito especial passou horas conversando com Lula durante o voo: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, que concorreu ao governo do estado paulista, mas perdeu para o ex-ministro Tarcísio de Freitas.
Haddad não tem histórico de trabalho voltado especificamente para o meio ambiente. Mesmo assim, ele foi levado à primeira viagem internacional por Lula para uma espécie de apresentação ao mundo da pessoa que lidera a bolsa de apostas para comandar o ministério da Fazenda do próximo governo. Outro objetivo foi ter tempo de sobra para que Lula e Haddad pudessem conversar longamente, sem muitas interrupções.
Também foram no avião assessores do petista e o do aeronave Gulfstream, que transportou a comitiva, o empresário José Seripieri Júnior, da Qsaúde.
No fim do dia, Lula vai se reunir John Kerry, enviado do clima pelos Estados Unidos. Kerry foi senador e Secretário de Estado do país, no governo de Barack Obama.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)