Na contramão das medidas restritivas decretadas pelo governador da Bahia, Rui Costa, o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), decidiu autorizar o funcionamento de bares, restaurantes, comércio de rua e templos religiosos neste fim de semana. A cidade vai aderir somente ao toque de recolher, que vai das 20h até as 5h da manhã.
O mesmo acontece em Teixeira de Freitas, que na sexta-feira (26) anunciou que não iria aderir de forma integral ao decreto de restrição das atividades não essenciais feito pelo Governo do Estado.
A região do Extremo Sul da Bahia, que inclui os dois municípios, apresenta uma taxa de mortalidade por coronavírus de 45%, superior à média do estado. Os prefeitos e secretários de saúde da área ainda estimulam a população a não adotar as medidas de contenção da doença, como o uso de máscara e distanciamento social, o que é um agravante na contenção do vírus.
Além disso, é propagado o ‘kit covid’, que inclui antibióticos e vermífugos — medicamentos sem eficácia comprovada no combate à Covid-19.