Paraná Pesquisas: Lula vence todos os nomes em possíveis cenários para 2026; veja números

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) venceria, se as eleições fossem hoje, todos os outros possíveis candidatos em vários cenários. É o que mostra uma pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada nesta sexta-feira (13).

No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes de presidenciáveis, 51,2% dos entrevistados disseram não saber ou não opinaram. Lula teria 22,1% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 14,3%. O ex-presidente, porém, está, nesse momento, inelegível. Outros nomes como Tarcísio de Freitas (PL), Ciro Gomes (PDT) e Michelle Bolsonaro aparecem na pesquisa.

Já na primeira simulação, quando os nomes dos candidatos são apresentadosLula também venceria, com 36,6% dos votos. Ele é seguido por Tarcísio (12,7%) e Simone Tebet (7,4%). Não opinaram ficou em 4,7% e branco/nulo somaram 10,2%.

Na segunda simulação, nova vantagem para o petista. O atual presidente ficaria com 37% dos votos se concorresse contra Tarcísio de Freitas (18,9%)Simone Tebet (9%)Ciro Gomes (8,7%) e o tucano Eduardo Leite (3,7%). Não opinou (5,7%) e brancos e nulos tiveram 16,5%.

Em mais um cenário, agora com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e sem Tarcísio de Freitas, Lula ficaria com 37% dos votos, seguido pelo próprio mineiro, que teria 15,3%. Não opinou (6,2%) e nulo/branco somaram 19,3%.

Por fim, quando o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSL), é colocado na corrida, Lula desponta com 37,7%. Júnior estaria com 12,8%. 21% disseram que votariam em nulo ou branco e outros 6,4% não quiseram opinar.

Foram ouvidos 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts