Mais curta em razão do feriado (Finados) na próxima quinta-feira (02/11/2023), a semana que se inicia em Brasília pode trazer respostas sobre se as movimentações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para abrigar integrantes do Centrão no governo vão ter o resultado esperado no Congresso. Na semana passada, mais um nome indicado pelo grupo de partidos chegou ao primeiro escalão, assumindo a presidência da Caixa Econômica Federal.
Entre as matérias de interesse do Executivo em tramitação no Legislativo, destaca-se o projeto que taxa offshores e super-ricos. O texto foi aprovado na Câmara no mesmo dia em que Lula anunciou a demissão de Rita Serrano da Caixa e a nomeação de Carlos Antônio Vieira Fernandes para o posto. Agora, o projeto está sob avaliação dos senadores.
Na Câmara, há a expectativa de que, nesta semana, seja discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. O relatório do deputado Danilo Forte (União-CE) deve ser votado na Comissão de Orçamento.
PGR e STF
Além das escolhas políticas, Lula ainda tem pendente duas importantes nomeações: para a Procuradoria-Geral da República e para o Supremo Tribunal Federal. Na 6ª feira (27.out), durante café da manhã com jornalistas, o presidente chegou a comentar a possibilidade de nomear o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para a Suprema Corte, mas não deu muitas pistas sobre quais serão suas escolhas.
“Eu fico pensando: onde o Flávio Dino será mais justo e melhor para o Brasil? É na Suprema Corte ou é no Ministério da Justiça? Aí tem outra pessoa que eu fico pensando: onde ele será mais justo, no lugar que ele está ou na Suprema Corte? Isso é uma dúvida que eu tenho e que eu vou conversar com muita gente ainda até a hora de escolher, que está chegando a hora de escolher. Mas eu vou escolher a pessoa certa.”
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)