O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (09/09/2023), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, será convidado para o próximo encontro da cúpula do G20, que ocorrerá no Brasil, em 2024. A partir de dezembro, o país ocupará a presidência do grupo, tendo o direito de sediar o evento no ano que vem.
Em entrevista a uma emissora de televisão indiana, Lula descartou uma eventual prisão do líder russo caso ele venha ao país.
“Se eu for presidente do Brasil e ele for para o Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não vai ser preso”, afirmou.
Segundo o petista, o presidente russo poderá vir “tranquilamente” ao país e encontrará um “ambiente pacífico”.
Putin teve a prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), devido à invasão russa ao território da Ucrânia. Pelas regras do TPI, caso ele vá a algum país signatário do Tratado de Roma, deve ser preso. O Brasil assina o documento.
Segundo o Palácio do Planalto, a próxima cúpula do G20 está programada para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Lula ainda afirmou que irá à Rússia para o próximo encontro do Brics, em 2024, previsto para ocorrer em Moscou. Na avaliação do presidente brasileiro, todos os outros chefes de estado do bloco, que também tem Índia, China e África do Sul, também irão comparecer. A partir do ano que vem, o Brics passará a ter Argentina, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito e Etiópia.
Lula está em Nova Délhi, na Índia, onde participa, neste fim de semana, da cúpula do G20, o grupo que reúne as vinte maiores economias do mundo.
Confiram o vídeo do presidente Lula fazendo a declaração:
🔴 Na Índia, Lula declarou que convidará Putin para a próxima cúpula do G20 no Rio de Janeiro, apesar do mandado de prisão emitido contra o líder russo pelo Tribunal Penal Internacional, do qual o Brasil é signatário.
"Não há porquê ele ser preso".pic.twitter.com/4FkycUMCjA
— Mundo News (@Mundo__News) September 9, 2023
*Informações do site O Tempo
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)