Lula afirma que convidará Putin para a cúpula do G20 no Brasil e descumprirá com o TPI: “não há por que ele ser preso”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (09/09/2023), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, será convidado para o próximo encontro da cúpula do G20, que ocorrerá no Brasil, em 2024. A partir de dezembro, o país ocupará a presidência do grupo, tendo o direito de sediar o evento no ano que vem.

Em entrevista a uma emissora de televisão indiana, Lula descartou uma eventual prisão do líder russo caso ele venha ao país.

“Se eu for presidente do Brasil e ele for para o Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não vai ser preso”, afirmou.

Segundo o petista, o presidente russo poderá vir “tranquilamente” ao país e encontrará um “ambiente pacífico”.

Putin teve a prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), devido à invasão russa ao território da Ucrânia. Pelas regras do TPI, caso ele vá a algum país signatário do Tratado de Roma, deve ser preso. O Brasil assina o documento.

Segundo o Palácio do Planalto, a próxima cúpula do G20 está programada para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Lula ainda afirmou que irá à Rússia para o próximo encontro do Brics, em 2024, previsto para ocorrer em Moscou. Na avaliação do presidente brasileiro, todos os outros chefes de estado do bloco, que também tem Índia, China e África do Sul, também irão comparecer. A partir do ano que vem, o Brics passará a ter Argentina, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito e Etiópia.

Lula está em Nova Délhi, na Índia, onde participa, neste fim de semana, da cúpula do G20, o grupo que reúne as vinte maiores economias do mundo.

Confiram o vídeo do presidente Lula fazendo a declaração:

*Informações do site O Tempo

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts