O governo federal reconheceu estado de calamidade pública no município de São Sebastião, cidade do litoral norte de São Paulo atingida por temporais que resultaram na morte de ao menos 36 pessoas no fim de semana.
A portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que reconhece a emergência por desastre ambiental foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União deste domingo (19).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu os dias de descanso na praia de Inema, na Bahia, e viajou para o local na manhã desta segunda-feira (20). A previsão é que ele chegue a São José dos Campos por volta das 10h e em seguida sobrevoe a região com ministros para avaliar os estragos.
Pelo Twitter, ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias. “Todo o governo federal, através da Defesa Civil e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas”, informou Lula.