O desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Bicentenário da Independência, começou pouco tempo depois da chegada do presidente Jair Bolsonaro (PL). Acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o chefe de Estado desceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e cumprimentou militares, parlamentares e autoridades internacionais, como o presidente de Portugal, Marcelo de Sousa.
Após Bolsonaro dar aval ao general Dutra, comandante militar do Planalto e comandante do desfile, a esquadrilha da fumaça, composta por sete aeronaves Embraer A-29 Super Tucano, realizou duas passagens baixas, marcando o céu com as cores da bandeira do Brasil. O ato foi uma inovação, uma vez que, em mais de 70 anos, o grupo utilizou apenas a tradicional fumaça branca.
Esquadrilha da Fumaça em Brasília pic.twitter.com/oIWeBpEndp
— catbrava (@catbrava12) September 7, 2022
O hino nacional foi cantado por alunos do Colégio Militar de Brasília, que também tocou o Hino da Independência. O fogo simbólico, por sua vez, foi carregado pelo campeão olímpico Hebert Conceição, que ganhou ouro no boxe nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele foi seguido pelo coronel Nestor da Silva, de 105 anos, veterano da Segunda Guerra Mundial.
Posteriormente, desfilaram tratadores, representando os agricultores, estudantes e, por fim, representantes da segurança pública e das Forças Armadas. Um dos destaque foi o agrupamento misto da Marinha do Brasil, composto por mais de 600 militares, sendo parte, mulheres. Integrantes do Exército, Operações Especiais, Força Aérea e Corpo de Bombeiros também passaram pela Esplanada, todos acompanhados por bandas.
Como de costume, o desfile foi fechado com a pirâmide humana que, neste ano, contou com 22 militares. Após a saída de motos e veículos de blindados, foi a voz do Primeiro Regimento de Cavalaria, criado em 1808, passar pela pista, encerrando o evento.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)