Um avião bombardeiro que combatia incêndios florestais na Grécia caiu em uma encosta, nesta terça-feira (25/07/2023).
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, alertou sobre dias difíceis pela frente, com incêndios destruindo casas e forçando a retirada de milhares de turistas da ilha de Rodes.
A emissora estatal ERT mostrou imagens do avião jogando água sobre um incêndio e depois colidindo com uma encosta e explodindo em chamas.
A força aérea grega disse que havia dois aviadores a bordo do avião anfíbio Canadair CL-215 quando ele caiu sobre a ilha de Evia, a leste de Atenas.
Dois helicópteros correram para o local para realizar uma operação de busca e salvamento, disse a força aérea. Não foram fornecidos detalhes sobre os aviadores.
Centenas de bombeiros, ajudados por forças da Turquia e da Eslováquia, combatem as chamas que assolam a ilha de Rodes desde quarta-feira passada e ganharam intensidade pelas condições de calor e vento. Voos de emergência estão auxiliando a retirada de turistas do local.
Mitsotakis disse na terça-feira que os próximos dias seriam difíceis, com as condições possivelmente melhorando após quinta-feira (27/07).
“Todos nós estamos de guarda”, disse ele. “Diante do que todo o planeta está enfrentando, especialmente o Mediterrâneo, que é um ponto crítico das mudanças climáticas, não existe um mecanismo mágico de defesa, se houvesse, nós o teríamos implementado”, completou.
Uma avaliação de cientistas publicada na terça-feira disse que a mudança climática induzida pelo homem desempenhou um papel “absolutamente esmagador” nas ondas de calor extremas que varreram a América do Norte, o sul da Europa e a China neste mês.
Na Grécia, um promotor de Rodes iniciou uma investigação sobre as causas dos incêndios e a preparação e resposta das autoridades, disse a emissora estatal ERT. Ele disse que cerca de 10% da área terrestre da ilha foi queimada.
*Informações do site CNN Brasil
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)