A Força Aérea Brasileira (FAB) informou neste sábado (26/02/2022) que deixou dois aviões de prontidão para possível resgate de brasileiros evacuados da Ucrânia. Muitos estão fugindo para fronteiras com outros países. Três trens devem partir hoje (26/02) para as proximidades da fonteira com a Romênia.
O conflito entre Rússia e Ucrânia já causou ao menos 200 mortes.
As aeronaves são dois KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. A FAB preparou os aviões por orientação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
“As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais”, informou a FAB, em uma rede social. E exemplificou: “o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti”.
A FAB e o Ítamaraty se reuniram desde o início do dia de ontem (25/02) para organizar uma possível operação de resgate de brasileiros.
A escolha do modelo KC-390 se deve à sua velocidade e altitude de voo. A aeronave tem uma capacidade máxima de carga de 26 toneladas e voa mais rápido, mais alto que outros modelos da frota brasileira.
*Informações do site UOL Notícias
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)