A vacina contra covid-19 com produção 100% nacional será entregue em fevereiro. O imunizante da Astrazeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), terá todas as etapas de produção realizadas no Brasil.
Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação do imunizante. A decisão da última sexta-feira (07/01/2022) teve base em estudos que compararam a produção nacional do IFA com o produzido no exterior.
Segundo a Fiocruz, o instituto responsável pela produção das vacinas tem insumo para fabricação de 21 milhões de doses.
“A previsão é que as primeiras doses do imunizante sejam envasadas ainda em janeiro e entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, assim que forem concluídos os testes de controle de qualidade que ocorrem após o processamento final da vacina”, divulgou a fundação.
A vacina da Fiocruz está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021. No texto da nota, a Anvisa finaliza dizendo que “reafirma da ciência para a Saúde Pública para que seja disponibilizadas vacinas com qualidade, segurança e eficácia”, conclui a Agência de Vigilância Sanitária.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)