O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou estabilidade (-0,1%) no segundo trimestre de 2021 (comparado ao primeiro trimestre de 2021), na série com ajuste sazonal. Frente ao mesmo trimestre de 2020, o PIB cresceu 12,4%. No primeiro semestre, o PIB acumula alta de 6,4%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (01/09/2021) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o site SBT News, o resultado interrompe crescimentos que vinha sendo registrado nos meses anteriores e traz impactos para a economia e geração de empregos. A expectativa era de um pequeno avanço, mas a crise hídrica acabou derrubando as projeções, principalmente nas atividades no campo.
O resultado divulgado hoje mostra queda na produção agropecuária (-2,8%), da indústria (-0,2%), mas mostrou estabilidade no setor de serviços. Comércio ampliou resultados chegando a 0,5%, atividades imobiliárias a 0,4% e seguros e outros serviços 0,3%.
No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram crescimento de 9,4%, enquanto as Importações de Bens e Serviços recuaram 0,6% em relação ao primeiro trimestre de 2021.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, minimizou o resultado, mas admitiu que o mercado deve projetar para baixo o PIB de 2021. Campos participou de audiência na Câmara e disse que o “número de hoje pode ser revisado um pouquinho para baixo”.
Sigam as redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)