Defesas antimísseis dos Estados Unidos interceptaram até cinco foguetes disparados contra o aeroporto de Cabul na manhã desta segunda-feira, 30 de agosto, disse uma autoridade norte-americana, enquanto Washington corre para finalizar sua retirada do Afeganistão para encerrar a mais longa de sua guerras.
A mídia afegã disse que o ataque foi lançado da traseira de um veículo. A agência de notícias Pajhwok disse que vários foguetes atingiram partes diferentes da capital afegã.
Relatos iniciais não apontaram baixas dos EUA, disse a autoridade norte-americana sob condição de anonimato, à Reuters.
O ataque veio na esteira de um atentado de um homem-bomba do Estado Islâmico diante dos portões do aeroporto na quinta-feira, 26, que matou centenas de afegãos e 13 soldados dos EUA.
Os EUA e forças aliadas já retiraram cerca de 114 mil pessoas, incluindo cidadãos estrangeiros e afegãos considerados “em risco”, em um esforço que começou um dia antes de Cabul ser tomada pelo Talibã em 15 de agosto.
As próprias forças devem sair até o prazo de terça-feira combinado com os militantes islâmicos.
O presidente norte-americano, Joe Biden, voltou a confirmar sua ordem para que os comandantes façam “o que for necessário para proteger nossas forças no local” depois de ser inteirado do ataque de foguetes desta segunda-feira, disse a Casa Branca, acrescentando que ele foi informado de que as operações no aeroporto continuam sem interrupções.
Sigam as redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)