25 de março de 2025
Indígenas entregam carta aberta ao Supremo em Brasília pedindo garantia de seus direitos

Indígenas entregam carta aberta ao Supremo em Brasília pedindo garantia de seus direitos

Vindos de todas as regiões do país, cerca de 6 mil indígenas, de mais de 170 povos, estão mobilizados na capital federal, pela garantia de seus direitos originários e contra o marco temporal.

Os ministros do STF irão analisar amanhã (25/08/2021) a ação de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à Terra Indígena (TI) Ibirama-Laklãnõ, onde também vivem os povos Guarani e Kaingang. Com status de “repercussão geral”, a decisão tomada neste julgamento servirá de diretriz para a gestão federal e todas as instâncias da Justiça, também como referência a todos os processos, procedimentos administrativos e projetos legislativos no que diz respeito aos procedimentos demarcatórios.

Segundo o site SBT News, o grupo entrega na tarde desta terça-feira (24/08/2021) — véspera do julgamento — uma carta aberta pedindo que a Corte proteja os direitos constitucionais dos povos indígenas.

Os índios montaram o acampamento “Luta pela Vida” e pretendem denunciar os projetos anti-indígenas em trâmite no Congresso Nacional e o agravamento das violências contra os povos originários dentro e fora dos territórios tradicionais.

Sigam as redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *