Posted By sessaodenoticias Posted On

CONMEBOL tira a Colômbia das sedes da Copa América 2021

Segundo informações do colunista Marcel Rizzo (UOL Esporte), a Conmebol decidiu que a Colômbia não dividirá a organização da Copa América 2021 com a Argentina. Por causa dos protestos políticos que assolam o país, o torneio previsto para começar em 13 de junho e terminar em 10 de julho deverá ser confirmado apenas na co anfitriã Argentina, que aumentará a oferta de estádios (de quatro para até oito).

Conmebol e governo colombiano travaram uma queda de braço nas horas que antecederam a decisão. O ponto principal na queda de braço foi: quem assumirá a responsabilidade por tirar a Colômbia?

Apesar de saber que não consegue garantir a segurança das delegações, o governo de Iván Duque não quer levar o ônus da desistência, por dois motivos principalmente, segundo a coluna apurou: o político, já que seria dar uma vitória ao grupo que promove os protestos, chamado por lá de “Comité de Paro”, e que fez nas últimas semanas forte campanha contra a realização da Copa América na Colômbia, e o financeiro.

A cúpula da Conmebol se irritou com esse movimento. Nesta quinta-feira (20/05/2021), o governo colombiano sugeriu que se adiasse novamente a competição, agora para novembro de 2021 — torneio que estava programado inicialmente para 2020 e atrasou um ano por causa da pandemia. Foi a cartada final, e desesperada, de um país que perdeu diariamente apoio.

Na quinta-feira, dia 13 de maio, na reunião do Conselho a Conmebol confirmou a Colômbia, mas houve tensão e duas propostas foram oferecidas: realizar o torneio totalmente na Argentina ou migrar os jogos da Colômbia para o Chile, que usaria a estrutura remanescente da Copa América-2015. A Venezuela e Equador também se ofereceram para serem cede da competição.

A opção chilena se mostrou inviável por questões comerciais, mas a argentina, não. O governo de Alberto Fernández deu garantias de que conseguiria absorver os 15 jogos programados para o co anfitrião, inclusive a final. Até quatro estádios se juntariam às quatro sedes já programadas (Monumental de Nuñuez, Córdoba, Mendoza e Santiago Del Estero).

Foram sugeridos o La Bombonera, Nuevo Gasometro, El Cilindro e o Libertadores da America, todos na região de Buenos Aires, para evitar longos deslocamentos, e que acabaram de passar por inspeção da Conmebol por serem candidatos a receber as finais da Libertadores e da Sul-Americana.

No Brasil os jogos da seleção brasileira pela “Copa América 2021” serão transmitido pelo SBT na TV Aberta; como as cidades de Medelin, Cali, Barranquilla, e Bogotá seriam palco dos quatro jogos da seleção na fase de grupos, e elas tem duas horas a menos do que Brasília, possivelmente os horários alguns horários irão mudar, já que a Argentina tem somente um fuso horário, e ele é o mesmo de Brasília, capital do Brasil.

Comments (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: