O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito como “Personalidade do Ano” pela revista norte-americana Time, juntamente com o “espírito ucraniano”. Segundo a edição, publicada nesta quarta-feira (07/12/2022), a escolha é baseada na coragem e liderança do chefe de Estado desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
“Zelensky espalhou a liderança política da Ucrânia nos primeiros dias da invasão, quando todos perceberam que o presidente havia ficado no país. Se isso parece uma coisa natural para um líder fazer em uma crise, considere o precedente histórico. Apenas seis meses antes, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani fugiu de sua capital quando as forças do Talibã se aproximaram”, justifica o repórter Simon Shuster.
A revista ressalta ainda que ao longo do conflito militar, em curso há 10 meses, o presidente ucraniano fez visitas arriscadas para apoiar soldados e civis. Entre as atividades está uma viagem à linha de frente da região separatista de Donbass, em junho, e a ida à cidade de Kherson, em novembro, após a retirada das tropas russas.
Zelensky também demonstrou papel ativo nas relações internacionais, informando a situação no país e pedindo aos aliados o envio de suprimentos militares e humanitários. O mandatário segue denunciando crimes de guerra, além de encorajar as tropas locais a continuar promovendo contra-ataques para recuperar as regiões ocupadas.
“Não havia muito na biografia de Zelensky para prever sua disposição de ficar de pé e lutar. Ele nunca havia servido nas forças armadas ou mostrado muito interesse em seus assuntos. Ele só era presidente desde abril de 2019. Seus instintos profissionais derivam de uma vida inteira como ator no palco, especialista em comédia de improvisação e produtor no ramo cinematográfico”, acrescentou Shuster.
Os editores da Time escolheram o presidente da Ucrânia entre uma lista com outras nove personalidade: o presidente chinês Xi Jinping, a Suprema Corte dos Estados Unidos, o empresário Elon Musk, a deputada norte-americana Liz Cheney, a autora MacKenzie Scott, o governador da Flórida Ron DeSantis, manifestantes no Irã, defensores da segurança de armas e a secretaria do Tesouro dos EUA Janet Yellen.
Musk, CEO da Tesla, SpaceX e agora do Twitter, foi a scolha da revista para Personalidade do Ano em 2021. No ano anterior, o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris foram selecionados como os que tiveram a maior influência no período.
Confira outras escolhas da Time para 2022:
- Artista do Ano: Blackpink
- Atleta do Ano: Aaron Judge
- Ícone do Ano: Michelle Yeoh
- Heróis do Ano: Mulheres do Irã
- Inovador do Ano: Gregory Rubinson e o Telescópio James Webb
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)