Em entrevista ao site New Statesman na última sexta (23/06/2023) no complexo Rybalsky dos serviços de inteligência militar da Ucrânia em Kiev, Kyrylo Budanov (chefe da inteligência) alertou que a Rússia terminou os preparativos para um ataque à usina nuclear de Zaporizhzhia no sudeste do país.
De acordo com Budanov, que lidera a organização de inteligência militar do Diretório Principal, a lagoa de resfriamento da usina foi minada por tropas russas. Sem resfriamento, os reatores nucleares poderiam derreter em um período entre dez horas e 14 dias. Ele acredita que a Rússia seria capaz de aumentar a tensão nas linhas de fornecimento de energia para a usina, provocando um acidente nuclear no final desse período de tempo. Como Budanov disse durante a entrevista, “meios técnicos podem ser usados para acelerar a catástrofe”.
A inteligência militar ucraniana também conseguiu estabelecer que as tropas russas moveram veículos carregados com explosivos para quatro das seis unidades de energia. Não está claro se a Agência Internacional de Energia Atômica teve acesso a essas unidades durante sua visita em 15 de junho.
*Com informações do site The New Statesman
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)