Líderes africanos levaram uma proposta de paz pelo fim da guerra entre Ucrânia e Rússia, mas as sugestões não foram bem recebidas pelo presidente russo, Vladimir Putin – ele interrompeu a apresentação do plano antes mesmo que todos os representantes concluíssem os anúncios, e considerou parte das propostas equivocadas.
Putin alegou que a guerra foi iniciada por conflito de líderes ucranianos, em 2014. “Foi o regime de Kiev que desencadeou esta guerra em 2014”. O presidente russo também disse não recusar negociações, e que “foi o lado ucraniano que recusou”.
A reunião ocorreu no sábado (17/06/2023), e veio após os líderes africanos discutirem as propostas com a Ucrania. Na comitiva estiveram os presidentes de Comores, Senegal, África do Sul e Zâmbia, além do primeiro-ministro do Egito e os principais enviados da República do Congo e Uganda.
No encontro, Putin também falou a respeito de crianças serem transferidas de suas casas na Ucrânia, e justificou que o movimento foi em defesa dos menores. “As crianças são sagradas. Nós as tiramos da zona de conflito salvando suas vidas e saúde. Foi o que aconteceu. Ninguém iria separar as crianças das famílias”, argumentou.
Ucrânia
Após receber os líderes africanos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que só fará negociações caso tropas russas recuem do território ucraniano, e questionou a visita da comitiva a Putin.
As propostas apresentadas pelos africanos não foram compartilhadas ao público, mas, segundo eles, traz a perspectiva do continente em como chegar a um acordo de paz.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)