O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (9), arquivar o processo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL). Foram 15 votos a favor ante 9 contra ao arquivamento, o que evitou uma possível perda de mandato.
A denúncia contra a parlamentar aconteceu após ela ter xingado o colega Duarte Júnior (PSD). O caso aconteceu durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública, que teve como pauta a oitiva do ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB). O relator do processo foi o deputado federal baiano João Leão (PP), que mudou seu voto após entender que a “repercussão do caso foi muito grande”.
“Os ânimos caíram, se arrefeceram, então, em função disso tudo, vamos dar uma oportunidade à Casa, a deputada Carla Zambelli e a todos aqueles que estão com problemas de nós pegarmos isso aqui e vamos resolver isso republicanamente. Então, eu voto pela inadmissibilidade [do processo]”, afirmou Leão. .
Zambelli ainda pediu desculpas pelo ocorrido. “Acho que a gente pode fazer um embate de ideias sem atacar pessoas. Realmente não quis ofender o Duarte, não foi intenção na minha fala”, declarou.