O Fortaleza faz história na noite desta terça-feira (03/10/2023) ao vencer o Corinthians por 2 a 0, no Castelão, em jogo válido pela volta da semifinal da Copa Sul-Americana. Os gols de Yago Pikachu e Tinga levaram o Leão, de Juan Pablo Vojvoda, à primeira decisão sul-americana de um time do Nordeste nos formatos atuais de competições.
Do outro lado da chave, a LDU fez 3 a 0 no Defensa y Justicia no Equador no jogo de ida. Nesta quarta-feira (04/10), às 19h00 (de Brasília), as equipes jogam na Argentina para definir o adversário do Leão. O Fortaleza tem a melhor campanha da competição, mas isso não gera vantagens na decisão.
A final da Copa Sul-Americana de 2023 é no dia 28 de outubro, sábado, no Estádio Domingo Burgueño, em Punta del Este, no Uruguai. Um título do Fortaleza seria inédito para nordestinos em quaisquer competições continentais, já que o CSA perdeu na final da extinta Copa Conmebol, em 1999.
Ao Corinthians, resta até o fim da temporada apenas o Campeonato Brasileiro. O Timão chega ao quarto ano consecutivo sem título com chances de rebaixamento, já que tem apenas 30 pontos no torneio nacional.
Jogo
O Fortaleza aproveitou o calor da torcida no Castelão e sufocou o Corinthians nos primeiros minutos com marcação bem alta. A pressão foi efetiva, e a primeira boa chance do time da casa foi logo aos 11 minutos, em cruzamento fechado de Pikachu que passou raspando a trave. Aos 14, Lucero cabeceou na direção do gol, mas Fagner conseguiu desvio salvador.
Em rara descida do Corinthians, aos 19, Renato Augusto deixou Yuri Alberto cara a cara com João Ricardo, em lance muito parecido com o gol do camisa 9 em Itaquera. Mas, dessa vez, quem levou a melhor foi o goleiro.
Na sequência da primeira etapa, o Leão mostrou que a chance do Timão foi apenas um lampejo, já que teve pelo menos mais duas chances claras, com Pikachu, como resultado de sua superioridade. Mesmo assim, o placar seguiu zerado ao intervalo.
As equipes voltaram sem alteração ao segundo tempo, tanto nas peças quanto no espírito. E antes dos 10 minutos o Leão já tinha 2 a 0 a favor. Logo aos três, Pikachu aproveitou bate rebate dentro da área, limpou Fábio Santos e tirou de Cássio. Já aos nove, Bruno Pacheco cruzou na cabeça de Tinga, que subiu sozinho e cabeceou sem chances para o goleiro adversário.
De pronto, o técnico Mano Menezes tentou mexer no time em busca de uma reação. Foram a campo Gustavo Silva, Giuliano e Wesley. A equipe até melhorou, conseguiu trocar passes e chegar próxima à área, mas em nenhum momento foi superior ao Fortaleza. A torcida do Leão comemorou ao som de “eliminado” em deboche ao Corinthianans.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)