O mercado financeiro fechou a sexta-feira (27/10/2023) no negativo depois de oscilar intensamente ao longo do dia. Os analistas e investidores não viram com bons olhos o pronunciamento do presidente Lula a respeito da responsabilidade fiscal. Uma fonte confidenciou que, num café da manhã com jornalistas, já depois de encerradas as perguntas, diante da insistência de uma repórter “Lula falou com o coração e disse que a meta de déficit fiscal para o ano que vem ‘não precisa ser zero: até porque ‘Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para esse país’, disse ele. Foi a senha para uma puxada forte na curva de juros, com repercussão intensa no Ibovespa que fez um ladeira-abaixo durante toda a tarde. Confira no gráfico a evolução do índice.
No futuro e no agora
Foi Lula falar, por volta de 14 h, e a ponta longa da curva de juros apontar para o alto. A ideia de um compromisso fiscal mais flexível leva parte do mercado a dar como certa uma realidade de maiores gastos públicos, comprometendo o déficit. Maior risco, juros maiores. Ao final do dia, as taxas do DI para janeiro de 2025 subiram 0,19% para chegar aos 10,99%. Para 01/012030, alta de 0,23% com cotação de 11,5%. E para 2038, também no primeiro mês do ano,alta de 0,158% e cotação de 11,7%.
O pessimismo puxou o Ibovespa para uma queda de 1,29% e 113.301 pontos. No câmbio, alta de 0,42% para ser cotado para venda a R$ 5,01.
Repercussões
Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos
“O mercado local performou pior que os pares, sentindo a piora nos riscos fiscais após o presidente Lula desconversar sob o compromisso com a meta de déficit zero em 2024, levando à disparada nas taxas de juros locais, com os investidores precificando riscos de maiores déficits nos próximos anos. A esticada nos juros pesou nas ações cíclicas, que derrubaram o Ibovespa, mesmo diante dos ganhos de Vale, após balanço e o anúncio de dividendo extraordinário”.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)