A influenciadora Deolane Bezerra foi solta do presídio Colonial Penal Feminina do Recife, por volta das 15h15 desta segunda-feira (09/09/2024), após a Justiça de Pernambuco acatar parcialmente um habeas corpus e flexibilizar a prisão para o regime domiciliar.
A influencer, que também é advogada e empresária, ficará em casa utilizando tornozeleira eletrônica, sendo proibida de ter contato com outros investigados e de se manifestar nas redes sociais ou para a imprensa. No entanto, após a saída da prisão, ela disse para os repórteres que a “prisão criminosa, abuso de autoridade, não há prova se quer”. Em outro momento, ela afirmou que “foi calada”.
A influenciadora e a mãe dela, Solange Bezerra, foram presas em uma operação policial, em cinco estados, que mirou uma organização criminosa destinada à prática de lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e ocultação de bens a partir de valores conseguidos por meio de jogos ilegais.
Os advogados de Deolane argumentaram que ela é ré primária, a fonte de renda da família e que é, principalmente, mãe de uma criança de oito anos. Dessa forma, o juiz, Eduardo Guilliod Maranhão, levou em conta uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu habeas corpus para determinar a substituição da prisão preventiva por domiciliar a gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência.
Vale ressaltar que essa flexibilização para mães ocorre para aquelas que não tenham cometido crime com violência, com grave ameaça ou delitos contra o próprio filho, que não é o caso de Deolane.