A montadora chinesa de carros elétricos e híbridos, Build Your Dreams (BYD), anunciou oficialmente a inauguração de suas fábricas na Bahia. As instalações ocuparão o mesmo complexo que anteriormente abrigava a empresa americana Ford.
O evento ocorreu nesta segunda-feira (9) e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li.
“Este é um dia muito significativo, marcando a chegada da BYD à Bahia e ao Brasil em um momento auspicioso. O desemprego está no seu nível mais baixo da última década, com 7%, a inflação é uma das mais baixas do mundo, 4%, e o Brasil é o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros diretos”, declarou o vice-presidente em seu discurso.
A BYD planeja produzir no estado chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de realizar o processamento de lítio e ferro fosfato. A empresa planeja investir R$ 3 bilhões e também anunciou a inauguração de um centro de pesquisa e desenvolvimento no complexo baiano.
Antes do evento oficial, o governador revelou à imprensa que os postos de combustíveis na Bahia serão equipados com pontos de recarga para veículos elétricos. Além disso, os veículos elétricos emplacados no estado, com valor de até R$ 300 mil, serão isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essa isenção está prevista em um projeto de lei que será apresentado pelo governo da Bahia à Assembleia Legislativa.
O governo também estima que a BYD criará mais de cinco mil empregos diretos. Em contrapartida à instalação das fábricas, o governo da Bahia oferecerá incentivos fiscais à empresa até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual.