As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) realizaram operações por terra pontuais na Faixa de Gaza durante a madrugada e a manhã desta segunda-feira (23/10/2023). De acordo com o porta-voz militar Daniel Hagari, a ação envolveu a prisão de membros do grupo Hamas e a busca por informações de reféns em posse dos extremistas — de acordo com Israel, são 222 pessoas.
Veja vídeo de uma das prisões:
De acordo com Israel, um soldado foi morto e três ficaram feridos durante as operações. Segundo as Forças Armadas de Israel, 64 pessoas foram presas, sendo 37 supostamente ligadas ao Hamas. Foram apreendidos equipamentos explosivos, armas e munição.
Conforme a agência de notícias Wafa, o número de detidos foi maior, de 123 palestinos, incluindo 40 trabalhadores de Gaza.
Já de acordo com o Hamas, uma unidade blindada israelense se infiltrou no leste de Khan Younis, no sul de Gaza. Integrantes do grupo conseguiram destruir equipamentos militares de Israel, ainda segundo a organização.
O número total de presos também varia entre os informes de Israel e Palestina. Segundo a estimativa israelense, mais de 800 pessoas foram detidas na Margem Ocidental (West Bank, em inglês), sendo 500 de suspeitos de integrarem o Hamas.
Já de acordo com oficiais palestinos, Israel prendeu ao todo em torno de 4 mil trabalhadores de Gaza que atuavam em Israel e 1.070 palestinos em operações noturnas nos territórios ocupados da Margem Ocidental e de Jerusalém Oriental. Ainda segundo o lado palestino, mais de 10 mil pessoas foram detidas desde o início do conflito, em 7 de outubro.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)