Ucrânia e Rússia iniciaram nesta quarta-feira (13/07/2022) em Istambul discussões com diplomatas da ONU e da Turquia para tentar acabar com o bloqueio às exportações de grãos pelo Mar Negro, que fez disparar os preços e que provoca o risco de fome em muitos países.
As discussões entre as quatro partes, as primeiras incluindo russos e ucranianos cara a cara desde 29 de março, começaram às 14h15 (8h15 de Brasília) e buscam estabelecer corredores seguros no Mar Negro, informou à AFP uma autoridade turca.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo e outros cereais. Cerca de 20 milhões de toneladas de grãos estão atualmente bloqueadas nos portos da região de Odessa pela presença de navios de guerra russos e minas, colocadas por Kiev, para defender sua costa.
Em entrevista ao jornal espanhol El País, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, mostrou-se relativamente confiante no resultado positivo desta reunião.
“Estamos a dois passos de chegar a um acordo com a Rússia”, estimou Kuleba. “Se eles realmente quiserem, as exportações de grãos começarão em breve”, acrescentou.
Mas Kuleba suspeita que a Rússia está bloqueando esses embarques para privar a Ucrânia de recursos: “Sabem que, se exportarmos, receberemos renda dos mercados internacionais e isso nos tornará mais fortes”, disse.
A Turquia, membro da Otan e aliada de ambos os lados no conflito, diz que tem 20 navios mercantes esperando no Mar Negro que podem ser rapidamente carregados com grãos ucranianos.
*Informações do Portal UOL Notícias
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)