Vladimir Putin não irá ao funeral do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá ao funeral do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, informou o porta-voz do Kremlin nesta quinta-feira (01/09/2022).

Último presidente da extinta União Soviética, Gorbachev morreu na terça-feira (30/08), aos 91 anos. A cerimônia de despedida acontecerá no sábado (03/09), no “Pillar Hall” , na Casa dos Sindicatos, uma mansão icônica perto do Kremlin onde o corpo do ditador Josep Stálin também foi velado. O corpo de Gorbachev será enterrado no cemitério Novodevichy, ao lado de sua esposa Raisa.

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a agenda de trabalho de Putin impede que ele compareça no sábado e, por isso, o chefe de Estado visitou na manhã de hoje o hospital onde o corpo de Mikhail Gorbachev é mantido para prestar homenagem. O momento foi transmitido pela emissora estatal russa. As imagens mostram Putin caminhando até o caixão aberto do ex-líder e colocando um buquê de rosas vermelhas ao lado dele. O presidente ficou em silêncio por alguns momentos, inclinou a cabeça, tocou o caixão, benzeu-se e foi embora.

O Kremlin também evitou confirmar se Gorbachev terá um funeral de Estado. Segundo Peskov o funeral terá “elementos” de funeral de Estado, como guardas honorários, e o governo ajudará a organizá-los.

A decisão de Putin de fazer uma visita privada ao hospital enquanto fica longe da cerimônia pública de despedida de sábado, combinada com a incerteza em torno do status do funeral, refletem o desconforto do Kremlin sobre o legado de Gorbachev. O falecido líder foi elogiado no Ocidente por pôr fim à Guerra Fria, mas insultado por muitos em casa por ações que levaram ao colapso soviético em 1991 e mergulharam milhões na pobreza.

Se o Kremlin tivesse declarado um funeral de Estado para Gorbachev, seria estranho para Putin desprezar a cerimônia oficial. Um funeral de Estado também obrigaria o Kremlin a enviar convites a líderes estrangeiros para comparecer, algo que Moscou provavelmente estaria relutante em fazer em meio às tensões com o Ocidente sobre sua ação na Ucrânia.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts