Siga nossas redes

Mundo

Vladimir Putin diz que a Rússia está seu comércio e sua exportação de petróleo para países do grupo dos Brics

Published

on

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (22/06/2022) que a Rússia está redirecionando seu comércio e sua exportação de petróleo para países do grupo dos Brics, composto também por Brasil, China, Índia e África do Sul.

Em discurso no Fórum Empresarial do Brics, evento que antecede a cúpula virtual entre os líderes, marcada para quinta-feira (23/06/2022), o chefe de Estado destacou a ampliação no laços comerciais entre os países. De acordo com Putin, “o volume de negócios da Federação Russa com os países dos ‘cinco’ nos primeiros três meses deste ano aumentou 38% — até US$ 45 bilhões”.

“Os contatos entre os círculos empresariais russos e a comunidade empresarial dos países do Brics estão sendo ativados. Por exemplo, estão em andamento negociações para a abertura de cadeias de lojas indianas na Rússia, para aumentar a participação de carros, equipamentos e máquinas chinesas em nosso mercado. Por sua vez, a presença russa nos países dos ‘cinco’ está se expandindo. O volume de entregas de petróleo russo para a China e a Índia está crescendo notavelmente. A cooperação no domínio da agricultura está a desenvolver-se de forma dinâmica. A Rússia exporta volumes significativos de fertilizantes para os países do Brics. As empresas russas de TI estão expandindo suas atividades na Índia e na África do Sul, e nossos satélites já estão fornecendo transmissões de TV para 40 milhões de pessoas no Brasil”, afirmou.

transmissões de TV para 40 milhões de pessoas no Brasil”, afirmou.

O presidente russo também falou sobre a criação de um mecanismo alternativo para operações financeiras internacionais em conjunto com os países do bloco.

“Juntamente com os parceiros do Brics, estão sendo desenvolvidos mecanismos alternativos confiáveis — para acordos internacionais. O sistema de mensagens financeiras russo está aberto para conectar bancos dos cinco países. Há uma expansão da geografia de uso do sistema de pagamento russo ‘Mir’. A questão da criação de uma moeda de reserva internacional baseada em uma cesta de moedas de nossos países está sendo trabalhada.”

Putin finalizou o discurso, feito de modo virtual, afirmando que a Rússia tem tomado medidas com o objetivo de reduzir o impacto negativo das sanções que vem sofrendo pela invasão à Ucrânia e fortalecer os laços comerciais e de investimento com todos os estados interessados.

“Estamos ativamente engajados na reorientação de nossos fluxos comerciais e contatos econômicos estrangeiros para parceiros internacionais confiáveis, principalmente os países do Brics.”

Xi Jinping, presidente da China e o presidente Jair Bolsonaro (PL) também participaram do fórum e falaram sobre cooperação e integração econômica.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas