Suécia e Finlândia entregaram nesta quarta-feira (18/05/2022) o pedido formal para a admissão na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em encontro simbólico com o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, em Bruxelas, embaixadores dos dois países transmitiram a carta com os pedidos. “Dia histórico”, declarou a Finlândia.
O pedido rompe com a neutralidade histórica de ambos os países, e foi motivado pelo atual conflito na Ucrânia. Vizinhos próximos da Rússia, Suécia e Finlândia decidiram se juntar à aliança de 30 países, após conseguirem aprovação de boa parte da população civil.
“Este é um bom dia, em um momento crítico para nossa segurança”, declarou Stoltenberg. “Vocês são nossos parceiros mais próximos, e sua adesão à Otan aumentaria nossa segurança compartilhada.”
Apesar da Otan declarar que o processo de avaliação de entrada dos países será acelerado – geralmente dura dois anos – o ingresso na aliança ainda é incerta. A Turquia resiste à adesão de Finlândia e Suécia e chegou a declarar que a Suécia é uma nação que protege terrorista.
Ao comentar sobre a possível adesão, o presidente russo, Vladmir Putin, prometeu respostas à altura das ameças que serão criadas pela expansão da aliança militar.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)