Ucrânia afirma ter “destruído completamente” brigadas russas e veículos blindados em Bakhmut

Os militares ucranianos infligiram “enormes perdas” às forças russas em um contra-ataque bem-sucedido perto da cidade de Bakhmut nesta quarta-feira (10/05/2023), segundo autoridades ucranianas.

Falando em um vídeo compartilhado no Telegram, Andriy Biletsky, chefe da 3ª Brigada de Assalto da Ucrânia, disse que “unidades da 72ª Brigada da Federação Russa foram derrotadas”.

As “6ª e 8ª companhias da divisão” foram “completamente destruídas” junto com um número significativo de veículos blindados de combate, acrescentou.

Biletsky disse que um “número significativo de prisioneiros” foi feito e “a 3ª unidade de assalto do grupo Wagner também sofreu pesadas perdas”, referindo-se à empresa militar privada russa – ou grupo mercenário – que está desempenhando um papel importante nas batalhas em torno de Bakhmut.

A ação ofensiva “libertou completamente” uma área de 3 quilômetros de largura e 2,6 quilômetros de profundidade das forças russas, disse ele. Nenhuma localização exata foi dada.

O porta-voz das Forças Armadas ucranianas, Serhii Cherevatyi, acrescentou que a batalha “ainda está em andamento”, mas que “o inimigo está sofrendo enormes perdas nesta área”. Ele disse que 203 foram mortos e 216 feridos.

Ele também observou que “não faltam conchas, mas falta gente”. O porta-voz disse que houve 524 ataques a posições ucranianas em Bakhmut. A Rússia sofreu pesadas perdas em sua batalha de meses pela cidade, mas ainda não conseguiu capturá-la.

“Se eles [Wagner] não conseguirem mais pessoal ou mudarem suas táticas, em um futuro próximo, o PMC Wagner não existirá mais nesta área”, acrescentou Cherevatyi.

Bakhmut é o local de um longo ataque das forças russas, incluindo mercenários do grupo Wagner, que expulsou milhares de suas casas e deixou a área devastada.

Mas, apesar da grande quantidade de mão de obra e recursos que Moscou investiu para capturar a cidade, eles não conseguiram assumir o controle total.

*Informações do site CNN Brasil

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts