O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pautou para esta terça-feira (17/10/2023) a análise de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que investigam supostas irregularidades cometidas pela chapa composta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo vice, Geraldo Alckmin (PSB), nas eleições de 2022.
No entanto, os ministros do TSE só vão analisar essas ações após a apreciação de três processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu candidato a vice na chapa, o general Walter Souza Braga Netto. O julgamento, que começou na 3ª feira (10.out), será retomado hoje.
O presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, também incluiu a análise da chapa de Lula na pauta de 5ª feira (19.out). Isso significa que, se não for possível pautar as ações nesta 3ª, elas ficarão para daqui a dois dias.
As duas Aijes que investigam Lula e Alckmin foram apresentadas pela coligação Pelo Bem do Brasil (PL/Republicanos/PP), de Bolsonaro. Uma delas pede a apuração de uma possível irregularidade na utilização de anúncios pagos no Google. A outra ação acusa a chapa do presidente Lula de ter feito propaganda eleitoral irregular durante entrevistas para a imprensa no dia do 1° turno.
A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defendeu a rejeição das ações.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)