Talibã proíbe entrada de mulheres em parques de diversão e academias na capital do Afeganistão

O Talibã proibiu, nesta quinta-feira (10/11/2022), a entrada de mulheres em parques de diversão e academias na capital do Afeganistão, Cabul. Segundo o porta-voz do Ministério para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude, Mohammed Akef Mohajer, a decisão acontece devido ao descumprimento das ordens de segregação de gênero.

“Na maioria dos casos, temos visto homens e mulheres juntos em parques e, infelizmente, o hijab [véu obrigatório] não foi observado. Então tivemos que tomar outra decisão e por enquanto pedimos que todos os parques e academias fossem fechados para as mulheres”, disse Mohajer à agência France Presse.

Ele comentou ainda que tentou, nos últimos 15 meses, evitar o fechamento dos locais, ordenando dias separadas da semana para o acesso masculino e feminino. “Infelizmente, as ordens não foram obedecidas”, disse.

A nova regra compõe o pacote de restrições já estabelecido pelo Talibã no país. Desde que assumiu o poder, em agosto de 2021, o grupo extremista revogou o direito das mulheres de trabalhar, estudar e viajar sem a presença de um homem. Um dos últimos anúncios foi o uso obrigatório da burca em espaços públicos ou durante transmissões na mídia.

O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos no Afeganistão, Richard Bennett, vem reforçando que as restrições contra o grupo feminino descrevem um modelo político de total segregação de gênero, com o objetivo de tornar as mulheres “invisíveis”. Para o diplomata, as normas criam uma sociedade governada pelo medo.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts