SBT 40 anos: conheça a história e curiosidades da emissora

Sistema Brasileiro de Televisão foi fundado oficialmente em 19 de agosto de 1981 pelo empresário Senor Abravanel, que venceu uma concorrência pública feita pelo governo para a criação de duas novas redes de televisão. A emissora surgiu a partir de concessões cassadas da extinta Tupi.

Com diversos game shows, realities, novelas e programas de auditório, o SBT se acomodou na vice-liderança de audiência e manteve o Jornalismo em sua programação apenas para cumprir tabela, já que o principal objetivo sempre foi entreter o público de casa.

Programa Silvio Santos

Carro-chefe da programação desde 23 de agosto de 1981, o Programa Silvio Santos se tornou o principal programa de auditório da TV brasileira. Com um contato direto com as “colegas de trabalho”, Silvio Santos já brincou, falou sério, gargalhou e se emocionou no palco da atração.

Programa Raul Gil

Raul Gil foi um dos primeiros contratados da casa. Amigo de Silvio Santos, ele foi convidado para comandar uma atração que reunia nomes de peso da música brasileira. Sua primeira passagem pela TV foi de 1981 até 1984. Em 2010, ele voltou ao canal. Atualmente está no ar nas tardes de sábado.

A Praça é Nossa

Principal programa de humor da história da TV, A Praça É Nossa estreou em 1987 com um batalhão de humoristas. Apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega, a atração colocou no mesmo banco de praça nomes como Dercy Gonçalves (1907-2008), Ronald Golias (1929-2005), Nair Belo (1931-2007), Ary Toledo, Consuelo Leandro (1932-1999), Canarinho (1927-2014), entre outros.Hebe Camargo

“Uma estrela no ar…”. Hebe Camargo (1929-2012), a eterna rainha da TV, estreou no canal em 1986. Por 24 anos, a loira colocou em seu sofá celebridades nacionais e internacionais, lançou tendências e bateu de frente com as mazelas da população. Após um hiato de dois anos, a empresa tentou recontratá-la em 2012, mas não deu tempo. A artista faleceu de câncer naquele ano.

Programa Flávio Cavalcanti

Entre 1983 e 1986, o Programa Flávio Cavalcanti foi uma das maiores audiências do SBT. Flávio Antônio Barbosa Nogueira Cavalcanti (1923-1986) comandou a grade do canal paulista com êxito. Nomes como Oswaldo Sargentelli, Marisa Urban e Erlon Chaves passaram pelo programa.

Jô Soares Onze e Meia

Jô Soares aceitou uma proposta irrecusável de Silvio Santos para comandar um programa de humor, o Veja o Gordo, e um formato inédito na história da TV, o Jô Soares Onze e Meia. O talk show foi lançado em agosto de 1988 e durou até 1999. Em sua história na atração, Jô fez quase 7 mil entrevistas.

Troféu Imprensa

Considerado o Oscar da TV brasileira, o Troféu Imprensa é transmitido pelo SBT ininterruptamente nas últimas quatro décadas. O programa reúne um grupo de jornalistas para decidir o melhor programa, a melhor novela, o melhor telejornal e a melhor apresentadora e apresentador de TV a cada temporada.

Domingo Legal

O PSS é a marca registrada dos domingos do SBT desde 1980, e tem dividido as atenções com o Domingo Legal a partir de 1993. O programa, na época comandado por Gugu Liberato (1959-2019), se tornou a maior pedra no sapato da Globo. Em 2009, quando o titular foi para a Record, o programa mudou de horário e passou para as mãos de Celso Portiolli.

Viva a Noite

Exibido nas noites de sábado, o Viva a Noite foi um dos maiores sucessos da carreira de Gugu Liberato na TV. O programa marcou época com a exibição de grandes performances de artistas de vários gêneros. Começou em 1982, passou por mudanças em 1983 e entre idas e vindas ficou no ar até 1992.

Almoço com as Estrelas

Na antiga TVS de São Paulo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues comandaram o Almoço com as Estrelas. Como o próprio título diz, a atração tinha como base entrevistas com artistas de vários gêneros. Começou no canal em 1981 e saiu do ar em 1983.

Cocktail

Lançado em 1991, Cocktail era um programa semanal com erotismo e sensualidade e apresentado por Luis Carlos Miele (1938-2015). Foi um dos presentes do SBT quando a emissora completou 10 anos no ar.

Qual É A Música?

O Qual É A Música? foi um dos grandes sucessos do gênero no canal paulista e consagrou o formato em poucos meses no ar. Vários nomes da TV e da música se enfrentaram no palco comandado por Silvio Santos.

Curiosidades

– Cinco anos depois de obter a concessão para comandar a TVS do Rio de Janeiro, em 1981, Silvio Santos conseguiu novas concessões para expandir sua rede de televisão. Dentre elas, estava a concessão da TVS Canal 4 de São Paulo. Nascia, então, o SBT para todo o Brasil.

– O SBT fez sua primeira transmissão em 19 de agosto de 1981 e mostrou Silvio Santos fazendo um discurso de abertura no salão nobre do Ministério das Comunicações.

Ao longo de seus primeiros 15 anos, o SBT gravou seus programas nos antigos estúdios da Cinesol, localizados na Vila Guilherme, com exceção do Programa Silvio Santos, que era gravado no Teatro Silvio Santos, situado na região do Carandiru, em São Paulo.

– Entre os anos de 1982 e 1998, o SBT de São Paulo sofreu diversas inundações na Vila Guilherme. Muitos arquivos da emissora foram destruídos pelas águas do Rio Tietê. As enchentes, por muitas vezes, atrapalharam as gravações de programas como Bozo, Show Maravilha, Casa da Angélica, O Povo na TV e a novela Destino.

– No dia 19 de agosto de 1996, o SBT inaugurou o CDT da Anhanguera, que é sua sede atual.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *