Rússia lança ataques em larga escala na Ucrânia deixando ao menos quatro civis mortos

As forças russas lançaram ataques aéreos em larga escala na Ucrânia nesta quinta-feira (09/03/2023), causando problemas de fornecimento de energia em Kiev, Kharkiv e Odesa e na usina nuclear de Zaporizhia, disseram autoridades locais. Ao menos quatro mortes, dois homens e duas mulheres, foram confirmadas.

Desde outubro, após vários reveses militares em sua tentativa de invasão, a Rússia atingiu as principais instalações ucranianas com mísseis e drones, cortando os serviços de água e eletricidade para milhões de pessoas que ficaram sem aquecimento no inverno gelado.

Em Kiev, o prefeito Vitali Klitschko relatou explosões no sul e oeste da capital ucraniana, que deixaram pelo menos duas pessoas feridas e necessitando de hospitalização.

Klitschko anunciou primeiro uma explosão no distrito de Holosiivskyi, no sul, e depois outra em Svyatoshynsky, no oeste, onde veículos estavam “em chamas no meio de um prédio residencial”.

As autoridades relataram que cerca de 15% dos residentes da capital ficaram sem energia devido a cortes preventivos.

A usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa, ocupada há meses por tropas russas, também não tinha eletricidade.

“A última linha de comunicação entre a usina ocupada de Zaporizhia e o sistema de energia ucraniano foi cortada como resultado de um ataque de foguete”, disse a operadora Energoatom em um comunicado.

A empresa alertou para o risco de acidente na usina, que atualmente opera com geradores a diesel, “caso não seja possível recuperar energia externa da usina”.

*Informações do site R7

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts