Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com Lira e PEC da transição avança

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de uma série de reuniões nesta quarta-feira (09/11/2022) em Brasília, e entre os assuntos mais urgentes estão a definição do texto que vai garantir espaço fiscal no orçamento para manter o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil –que voltará a chamar Bolsa Família –, mais R$ 150 por criança de até seis anos.

As discussões sobre o texto estão mais lentas do que o esperado. A previsão era de divulgação de uma proposta ainda nesta quarta. Os envolvidos na negociação esperam que a chegada de Lula acelere as negociações.

O presidente eleito já se reuniu por mais de uma hora e meia na residência oficial da Presidência da Câmara com o deputado Arthur Lira e aliados, na manhã desta quarta (09/11).

De acordo com o líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, que participou do encontro, Lula e a maior parte dos membros da base preferem que os ajustes no orçamento de 2022 sejam realizados via Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Estão sendo discutidas duas possibilidades: começar pelo Senado ou pela Câmara. Neste último caso, a matéria seria apensada a uma outra PEC, que já está em tramitação avançada, pulando assim etapas, como a apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça e Comissão Especial.

Mercado

Uma PEC para garantir o cumprimento dessas e de outras promessas feitas por Lula durante a campanha é o modelo desejado também pelo mercado financeiro. Investidores não querem que a “licença para gastar” que será dada ao novo governo seja por temas. Por exemplo, uma permissão para gastar o que for necessário em investimentos de infraestrutura.

Estes agentes preferem que o debate seja unificado numa única proposta, o que traria, segundo eles, maior previsibilidade de valores previamente definidos.

Lula almoçou na residência oficial da Presidência do Senado, com o senador Rodrigo Pacheco e aliados. À tarde, o petista vai se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts