PIB do Brasil tem maior crescimento nas regiões Sul e Centro-Oeste

O Banco Central divulgou nuances do Produto Interno Bruto (PIB), que demonstrou crescimento de 1,2% no segundo trimestre. De acordo com o Boletim Regional, publicado nesta sexta-feira (02/09/2022), as regiões Sul e Centro-Oeste foram as que mais cresceram.

A atividade econômica teve um avanço de 2,8% no Sul. Mas, é importante destacar que essa alta ocorre sobre uma base baixa. Durante o primeiro trimestre, a região sofreu com a quebra na produção de soja. Houve retomada na construção e no comércio.

O documento aponta que “o comércio assinalou expansão generalizada no período, avançando em oito das dez atividades pesquisadas, sobretudo em combustíveis e lubrificantes”.

“A economia do Centro-Oeste continuou evoluindo positivamente no segundo trimestre de 2022. Perspectivamente, parte da colheita do milho segunda safra ocorrerá no terceiro trimestre, com reflexos na indústria de alimentos e em transportes e armazenamento”, diz.

A região ainda teve geração de empregos formais, conforme o relatório, e a inflação caiu por conta do teto do ICMS aprovado pelo Congresso. Para o terceiro trimestre, o BC prevê impacto do Auxílio Brasil de R$ 600 na atividade.

Norte

Assim como em todo o país, a retomada dos serviços impulsionou o Norte, que cresceu 1,5%. Resultado que movimentou o mercado de trabalho, com criação de 18,5 mil vagas formais.

Nordeste

A alta de 1% no Nordeste é consequência do desempenho na agropecuária, construção civil e, principalmente, no setor de serviços. Destaque para o turismo que superou níveis pré-pandemia.

Sudeste

O Sudeste foi a única região em desaceleração, com 0,1% a menos. São Paulo influenciou muito com a crise na indústria de transformação e serviços financeiros e prestados às empresas. No comércio, retração nas vendas de material de construção, veículos e eletrodomésticos como provável reação ao aumento da taxa de juros.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts